
Quem nasceu, morou ou pelo menos andou em Caraúbas, duvido não ter se quer ouvido falar ou quem sabe, visitado, um dos seus maiores Patrimônios Histórico e Cultural, a Escola Estadual “Antonio Carlos”, que completou em março deste ano, os seus cem anos de história.
E não é por acaso nem todo dia que se completa Um Século de existência. Ainda mais, quando entram em cena: povoação, cultura, família, aluno, sala de aula, quadro negro, professor, gestor, funcionários, povo, sociedade, ensino, aprendizagem, escola, educação.
O filho ilustre da terra amada das caraubeiras, deve muito se orgulhar e elevar as mãos para o céu e agradecer a Deus por esta dádiva, pois conservar vivo este “Educandário Centenário”, é uma bênção sem igual numa pequena cidade interiorana deste imenso país que por ora habitamos.
Pois bem, o município de Caraúbas tem o privilégio de dispor no seu histórico, o pioneirismo educacional e regional do interior do Rio Grande do Norte; demarcado desde 1909, mais precisamente a 15 de março, quando o Governo do Estado daquele período criou o Grupo Escolar “Antonio Carlos”. Completando, portanto, agora em 2009, CEM anos de luta na formação e educação das gerações caraubenses, inclusive, de estudantes vindos de outras terras.
O nome do grupo foi uma homenagem a um político de grande prestígio, que embora nascido em Martins, fez muito por Caraúbas. Trata-se de Antonio Carlos Fernandes Pimenta, advogado, grande orador, apesar de não ter freqüentado colégio nem faculdade; homem de privilegiada inteligência que exerceu vários cargos públicos e teve grande influência política nesta cidade.
Por muito tempo, o colégio referido, foi chamado carinhosamente de Grupo Velho, destacando-se na prática educativa de respeito e de conservação dos valores morais e éticos das antigas e atuais gerações.
Com a Lei 5.692/71, passou a denominar-se de Escola Estadual Antonio Carlos. Transformando-se mais tarde em Centro Escolar Antonio Carlos, através do Decreto nº 12.509/95, permanecendo até o ano de 1999.
Ao longo dos seus 100 anos de História, a Escola Estadual Antonio Carlos foi palco não somente das aulas proferidas por sábios e dedicados mestres, mas também de representações artísticas e de outras diversidades culturais, alicerçados na sensibilidade e criatividade dos professores, alunos e do povo caraubense. Muitos dos filhos ilustres desta terra, que sentaram em seus bancos escolares, tornaram-se professores, escritores, médicos, engenheiros, economistas, advogados, padres, radialistas, jornalistas, artistas, parlamentares, empresários, bancários, empreendedores e até heróis de guerra..
Atualmente, esta unidade escolar funciona como escola pólo, dando suporte administrativo e pedagógico, a 03 escolas isoladas(zona rural) deste município, sendo jurisdicionada a 13ª DIRED DE Apodí – RN.
Neste ano de 2009 conta com 668 alunos matriculados de acordo com o censo escolar 2009, distribuídos em 22 turmas, nos turnos matutino, vespertino e noturno; oferecendo Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos(1º ao 4º níveis). O quadro de professores é composto de 24 professores regentes de sala de aula, e de 31 funcionários.
O trabalho desenvolvido atualmente na Escola Estadual Antonio Carlos. É desenvolvido através de sua competente equipe pedagógica e corpo docente e discente, com o respaldo da família, funcionários e comunidade escolar em geral, contando sempre com o total apoio da equipe gestora Adeildo Rodrigues de Lima e Gleidistone Rubens de Santana; é um trabalho rico em todos os sentidos, que proporciona aos alunos não só o conhecimento científico, mas também conhecimentos para a ida, promovendo dessa forma, uma educação inclusiva, cidadã e de qualidade para todos com ética, compromisso, responsabilidade e amor.
# A Escola Estadual Antonio Carlos fica na Praça Aproniano Martins de Sá, 65 Caraúbas – RN.
Aguardamos sua visita!!!
Postado por Adeildo Rodrigues.