Perseverança, prudência e vontade de trabalhar sempre foram qualidades da nossa entrevistada, a professora, que trabalhou 24 anos como diretora da Escola Estadual Antonio Carlos, que se dedicou por amor à educação caraubense.É ela, Maria Elça Fernandes Gurgel mais conhecida por ELCINHA.
Foi casada Com Guido Gurgel Pimenta (in memorian),durante 32 anos ( e ela disse: mas me considero casada até hoje, pois o amor por Guido é eterno), com uma prole de quatro filhos Leovegildo Fernandes Neto, Cláudia Virgínia Fernandes Gurgel,Assis Reinaldo Fernandes Gurgel( in memorian) e Elça Virgínia Fernandes Gurgel e para felicidade da família os 04 netos.
Segue entrevista com Dona Elcinha que conta para nossos leitores, um pouco de sua biografia como cidadã e como educadora. do site www.wandilsonramalho.com.br, no espaço lente de contato:
1-Qual a maior lição que a vida lhe deu?Que a família é a base de toda felicidade, que nada se constrói sem o alicerce do diálogo e da fé cristã. Onde há a presença de Deus, há felicidade.
2-Porque escolheu a profissão de professor?
Ser professora na minha época de juventude era o grande sonho da maioria das moças.
Eu não fugi a regra.
3-Como iniciou a sua carreira?
Meu pai percebendo minha grande vontade de ser professora patrocinou meu curso na melhor escola de Magistério do estado daquela época: O Colégio Imaculada Conceição em Natal. Voltando à Caraubas, a então diretora da E E Antonio Carlos, Zilmar Borges, convidou-me para lecionar na referida escola, onde fiquei até minha aposentadoria.
4-Naquela época como era a relação aluno/pais/professor no exercício das atividades?
Era baseada no diálogo, no respeito e na participação da família no apoio às atividades escolares.
5-Como primeira dama de nosso município, qual era a visão dos caraubenses em relação a sua presença e atuação?
Uma primeira dama parceira e atuante, principalmente na Educação do município.
5-Como era o professor na sua época?
Visto com respeito e valorização por toda a sociedade.
6-Se fosse fazer um diário dos anos como diretora da Escola Estadual Antonio Carlos o que escrevia na primeira página como mensagem?(no máximo 10 linhas)
A E.E Antonio Carlos não é apenas uma escola, é um lar que abriga famílias, sonhos e esperanças. Na minha vida, representou a realização profissional, me envolvi e me dediquei tanto a esta instituição ao ponto dos meus filhos na infância a chamarem “a escola de mamãe”, e era realmente esse o sentimento, a “Antonio Carlos” era minha segunda casa, seus alunos meus filhos, professores e funcionários, eram mais que colegas de trabalho, eram meus irmãos, e quantas histórias foram compartilhadas, e quantas dores amenizadas com o carinho daquela família.
Cumpri minha missão, quase 25 anos dedicados a esta casa educacional e hoje me sinto feliz, pois a vejo reconhecida nacionalmente pelo seu desempenho na educação caraubense, vejo as sementinhas por mim plantadas germinando e dando frutos, vejo seus ex-alunos hoje a frente dessa tão amada escola e vejo que valeu a pena todo empenho e dedicação. A E.E. Antonio Carlos é referencia nacional de educação e eu estou muito orgulhosa em ter feito parte dessa história.
7-Qual era seu livro de cabeceira naquela época. E o de hoje?A Bíblia sempre.
8-Que imagem guarda de sua infância, de seus pais, das suas descobertas do mundo?
A imagem de uma família feliz, onde os valores cristãos eram transmitidos nos diálogos no alpendre da Fazenda Quixaba, foi nesse alpendre que junto com meus irmãos, começamos as primeiras paqueras e sonhos juvenis.
9-Qual a mensagem para os jovens, os casados que desejam construir um lar feliz.
Ter sempre a presença de Deus, nunca esquecer o diálogo, o respeito, a compreensão e acima de tudo amar, sempre AMAR.
10-Conte-nos dois episódios importantes de Guido quando era prefeito, um sério e outro bizarro.
SÉRIO: Trouxe a energia elétrica para a cidade de Caraubas, saímos do motor gerador, para a energia da hidrelétrica de Paulo Afonso.
BIZARRO: Devolveu ao Secretário Estadual de Agricultura da época, a sobra da verba destinada à restauração da parede do açude do Apanha-Peixe, levando por isso uma grande bronca do referido secretário. Guido defendeu-se dizendo que se o dinheiro era para o açude, e esse já estava pronto, não podia ficar com o restante.
11- JOGO RÁPIDO
Amigos …:Companheiros de viagem.
Familia… : Alicerce
DEUS:Tudo
Dinheiro é :Necessário
A vida é :Uma dádiva de Deus
Caraúbas:Meu lugar, cidade que amo
Hoje, a Escola Estadual Antonio Carlos :Orgulho para todos nós
Desejou conhecer algum país? ?Sim, o meu pais, o Brasil por inteiro.
12-TÚNEL DO TEMPO (naquela época )
A educação: Valorizada e respeitada.
Comunicação:Limitada e censurada
Namoro:Na calçada da casa e na praça até o aviso do desligar do motor gerador de energia.
Amizade:Sinceras
Forma de vida:Humilde e confortável.
Sonhos da juventude:Ser professora, casar e formar uma família como a minha.
Sonhos de uma mulher:Ser esposa, mãe e uma cidadã respeitada e honrada.
Fonte: Blog de Wandilson Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário