sexta-feira, 20 de julho de 2012

A importancia do Programa Mais Educação no espaço escolar.

A Escola Estadual Antônio Carlos atende 220  alunos no Programa Mais Educação. Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar, é o objetivo do Programa Mais Educação podemos falar com segurança, no impacto do programa sobre a qualificação do ambiente escolar, partindo da hipótese de que a participação da comunidade, o desenvolvimento de atividades de cultura, artes, esporte, lazer, acompanhamento pedagógico, dentre outras, contribuem para que a escola se torne um espaço atrativo para crianças, adolescentes e jovens. Este programa é de suma importância para nossa comunidade  escolar, ao aderirmos o programa visamos acima de tudo atender alunos com dificuldade de aprendizagem e proporcionar momentos de lazer. A implantação do programa na escola não foi tarefa fácil, encontramos diversos obstáculos como falta de monitores e parceiros para ceder o espaço físico, pois não dispomos de área livre para a prática das atividades de recreação. Mas com esforço conseguimos contornar e começamos as atividades no dia 14 de Maio de 2012. A implantação do programa ocorreu com a participação da comunidade escolar e a presença de pais. Nas reuniões com os pais demonstramos a importância do programa para os seus filhos e a necessidade da participação da família como agente incentivador da proposta do programa. As oficinas do Programa Mais Educação ofertados na nossa escola são:
        Acompanhamento Pedagógico: por meio de monitorias faz o acompanhamento do conteúdo escolar com os alunos no período integral
         Meio Ambiente: estimula boas práticas relacionadas ao meio ambiente, como a criação de hortas escolar e Comissões de Qualidade de Vida e Meio Ambiente
         Esporte e Lazer: oferece aos alunos acompanhamento e espaço para a prática de esportes e atividades recreativas como futebol e futsal.
         Cultura e Artes: desenvolve atividades de canto coral e banda fanfarra
        Desenvolvemos o programa através de oficinas seguindo o horário estabelecido pela escola para atender as 07 turmas, sendo assim distribuídas: três turmas pela manhã às 8h e quatro turmas á tarde com termino às 16h. O Programa mais Educação em nossa escola está apenas começando, nesse ano de 2012 e será muito melhor nos próximos anos graças a experiência que estamos adquirindo este ano e evitaremos erros cometidos. Os monitores de Letramento e matemática trabalharão em conjunto com a equipe de professores para amenizar as dificuldades que vem sendo detectadas nessas disciplinas. O objetivo dessa parceria é o de melhorar o desempenho na aprendizagem dos alunos nessa área e em outras.
         Hoje, 13 de julho  o programa mais educação está completando 2 meses de existência na nossa escola e ,para registrar essa data nós que fazemos o programa realizamos uma culminância das atividades realizadas durante esse período nas oficinas de letramento, meio ambiente, canto coral e banda fanfarra.
CONFIRAM:




Click nas fotos para ampliá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário