sábado, 11 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA À NOSSA PÁTRIA - 7 DE SETEMBRO 2010.

Nesta terça feira, dia 07 de setembro do corrente ano, em uma Ação de Patriotismo, o Município de Caraúbas realizou o Desfile Cívico com o tema central: O BRASIL E SUAS DIVERSIDADES: VALORIZANDO A CULTURA E A ARTE, transcorrendo pelas principais avenidas da Cidade, o evento contou com a participação de todas as Escolas Públicas e Privadas, Entidades, Agremiações, Associações, Entidades não Governamentais, a Banda de Música do nosso município e de municípios vizinhos e a participação de toda Sociedade.

A Escola Estadual "Antonio Carlos", em consonância com este evento, participou com todo o seu corpo Docente e Discente, com o sub-tema: CONTANDO E ENCANTANDO A CULTURA BRASILEIRA, feito um desfile que trouxe muita Emoção e Beleza, através da Dedicação e Empenho de toda Família Escolar.

Vamos através de registros fotográficos abaixo afixados, detalhar momentos deste brilhante desfile da nossa Escola:








Abrimos o Desfile com o Estandarte da Escola, ladeado por duas Belas Alunas, cada símbolo do Brasão tem o seu significado e Importância.

CAPELO: Representa a consagração de uma nova etapa, os desafios e a realização de um sonho profissional. (PROFESSOR). 

SOL: Representa o Brilho, a Luz no exercício da nossa Profissão. (DEUS).

LIVRO E A PENA: Representam o Conhecimento e a Sabedoria.(ALUNO).

O AZUL E O BRANCO: Representam as cores padrão da Escola.










 Porta Bandeira e os Guardas Bandeira conduziram com muito Orgulho a Bandeira da Escola.







Este carro mostra que a diversidade de Culturas no Brasil teve origem das Etnias Indígenas, Negras e Brancas ( Europeus Colonizadores).



A Região Nordeste apresenta grande diversidade cultural, como: o Carnaval que se caracteriza pela riqueza musical e alegria dos foliões, a produção do artesanato é outra parte relevante desta cultura. Aqui ressaltamos principalmente a Literatura de Cordel, com destaque para o Poeta Potiguar João Batista Campos de Farias.



 Aqui mostramos que a Região Norte é composta por grande manifestações culturais. Os povos indígenas com seus artesanatos diversificados, pinturas corporais, lendas e costumes. O maior Festival Folclórico de Parintins, mais conhecido pela "Festa do Boi". A luta pela preservação da Floresta Amazônica e seus desenvolvimento sustentável.











As Guardiãs da Cultura Regional apresentam cada Região Brasileira, mostrando a necessidade de preservação dos seus Costumes e Valores.









SAMBA, um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, considerado uma das principais manifestações culturais  de todo o País, especialmente na Região Sudeste.




FREVO, ritmo musical e dança carnavalesca muito executada no Estado de Pernambuco.





Aqui, a Aluna representa a dança, o cântico e o rítimo exaltando a Festa do Boi-bumbá de Parintins.


O CARIMBÓ, é um gênero musical bastante cultivado no Estado do Pará.





COUNTRY, musica e dança com forte influência de ritmos sulista.










Aqui representamos LUIZ GONZAGA, o inesquecível cantor e compositor pernambucano mais conhecido como o "Rei do Baião". Perpetuando o seu estilo musical por gerações.



Os Costumes e Tradições variam de Região para Região, como: A fundação da Escola de Belas Artes em São Paulo, a qual forma gerações de notáveis Artistas como aqui representados por alunos: Tarsíla do Amaral, Cândido Portinari e Anita Malfatti.





PROCISSÃO DO FOGARÉU, tradição da Região Centro Oeste, costumes utilizados nas celebrações da Semana Santa. Homens com trajes de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizados por penitentes que assim podiam expor seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.





           O GAUCHO, aqui representado por Aluno da Escola, é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul. O Povo Gaucho valoriza muito sua História e Costumes, o churrasco ao fogo de chão e o chimarrão aquece o frio rigoroso do inverno.                                                                         







BAIANA, um indumentário da Região Nordeste, de origem africana, a música e cantos nos batuques dos candomblés com Trajes e  Tabuleiro com Vatapá, Acarajé e outras iguarias da culinária são identificações típicas da Bahia.











CARVALHADA, evento cultural da Região Centro Oeste, precisamente do Estado de Goiás.
As Cavalhadas representam uma luta medieval entre Cristãos e Mouros. Esta é uma das principais atrações turísticas da Festa do Divino Espírito Santo.





O Esporte floresce a história e nos conta sobre esse elemento cultural que individual ou coletivo, nos seduz, encanta e desafia. Aqui representado pelas nossas Atletas Campeãs no Futsal sub-13 do II JESEP.











Esta Equipe de Funcionários representa a Garra, a Força e a Determinação, que enfrenta desafios com perseverança e competência em prol do desenvolvimento e crescimento desta Instituição Escolar.


Os nossos sinceros agradecimentos a todos que compartilharam para a realização desse bonito e importante evento.

Equipe Gestora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário