domingo, 14 de novembro de 2010

PROJETO INTERDISCIPLINAR AULA DE CAMPO NATAL/RN 11/11/2010

Nesta última quinta-feira, Alunos do 9º ano "A", Professores, Supervisores, Coordenadores e a Vice-diretora, da Escola Estadual "Antonio Carlos", realizaram uma aula passeio para a capital do nosso estado - Natal /RN, visando desenvolver o Projeto: "Viajando e Aprendendo a Geografia do Rio Grande do Norte". A proposta deste Projeto é proporcionar aos Alunos a ampliação dos seus conhecimentos acerca do território do Rio Grande do Norte, em especial a capital Natal e sua dinâmica socioeconômica, histórico, cultural, política e ambiental.
A partir desse estudo, espera-se mostrar a grande diversidade paisagística que marca o território estadual resultante de sua história e cultura, bem como a diversidade de suas paisagens naturais. Nesse aspecto enfatizar as necessidades políticas de preservação ambiental que estão inseridos no exercício da cidadania plena. Além de desenvolver um conjunto de conhecimentos sobre esses aspectos, contribui também, para que os alunos se conscientizem das riquezas do seu espaço de vivência, valorizando e analisando sobre os problemas ambientais vigentes e as possibilidades de implementação de mudanças.

Momentos marcantes desta aula passeio:



Em frente à Escola, 3h. da manhã, saída para Natal.



8h.- Visita ao Forte dos Reis Magos.














Museu localizado no Forte dos Reis Magos.



 


MENINO ESTUDIOSO!!!









A Fortaleza dos Reis Magos, ícone da cidade de Natal, é o símbolo do início da colonização portuguesa no Estado, tendo sua construção iniciada em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis, o que deu nome à Fortaleza. O projeto arquitetônico é atribuído ao Padre Jesuíta Gaspar de Samperes e  por volta de 1602 já funcionava como importante ponto de defesa da costa, com uma guarnição permanente de cerca de 200 homens. A construção, localizada bem próximo à foz do Rio Potengi, foi palco de intensas batalhas contra as tribos locais e também contra os holandeses, que tomaram a Fortaleza  por volta de 1630, rebatizando-a de Castelo Keulen, e ali permaneceram por 21 anos, quando foram definitivamente expulsos pelos portugueses. A Fortaleza está aberta à visitação pública diariamente, das 8 às 16h30, com serviço de guia turístico no local.




Ponte da Integração Newton Navarro - Natal/RN.
Inaugurada em novembro de 2007, é uma das mais importantes obras arquitetônica construída na última década no RN. Sua principal função é social, pois permite a integração entre a Zona Norte e demais áreas de Natal, fazendo a ligação entre as praias do Forte e Redinha, com escoamento diário de 15 mil veículo, melhorando o tráfico da região. A obra, que instantaneamente virou cartão postal de Natal, é a mais alta ponte estalada (cabos de aço) do Brasil, com cerca de 55 metros de altura e aproximadamente 1,8Km de extensão.



ESTA FOTO VAI PARA O ÁLBUM DE FAMÍLIA.














O Museu Câmara Cascudo, nomeado em homenagem a um dos maiores historiadores e folclorista do Brasil, é o mais importante acervo sobre ciências naturais e antropologica do Estado. Administrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Museu Câmara Cascudo está localizado no bairro do Tirol e disponibiliza para visitação um acervo de cerca de 2.500 peças de anatomia comparada, arqueologia, geologia sedimentar e espeleologia.


Professores: Mônica Fernandes (História), Fátima Leandro (Língua Portuguesa), Jomara Dantas (Geografia), Rosângela Tavares (Coordenadora Financeira), Francélio Brito (Matemática), Conceição Gurgel (Vice-diretora) e Alcicleide Targino (Supervisora Pedagógica).
















Aula Passeio no Barco Escola.
Projeto Barco Escola Chama-Maré, visa proporcionar aos estudante e professores da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Norte, além de segmentos organizados da sociedade civil, uma estrutura flutuante (barco-escola) que funciona como espaço pedagógico, voltado para uma reflexão crítica sobre questões ambientais do Rio Pontegi, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, abordando aspectos histórico-culturais, ecológicos, econômicos e sociais.


PASSEIO PELA ORLA MARÍTIMA (Litoral).
ALMOÇO EM RESTAURANTE - PONTA NEGRA.





Visita ao Shopping Midway Mall.


Graças a Deus, foram e voltaram todos em Paz, trazendo na bagagem bastante conhecimentos práticos, que com certeza vão fazer a diferença no confronto da teoria desenvolvida em sala de aula, que servirão para o engrandecimento do hoje e do amanhã.

Belo e Importante Passeio!!!
PARABÉNS PELA OPORTUNIDADE.

Família "Antonio Carlos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário