domingo, 29 de maio de 2011

SANTOS HOMENAGEADOS NAS FESTAS JUNINAS.


 Conheça um pouco da história, das lendas e tradições associadas aos Santos celebrados durante o mês junino.


Santo Antônio

Comemorado em 13 de junho, Santo Antônio é reconhecido no mundo católico como o santo que ajuda na recuperação de objetos perdidos. Ele nasceu de família nobre em Lisboa, em 1195, tornou-se frade franciscano e morreu em Pádua (Itália), em 1231. Era conhecido por sua bondade e sua grande eloquência como pregador.

No Brasil, tornou-se um dos santos mais populares e virou santo casamenteiro de poder quase infalível. Essa tradição nasceu a partir da lenda segundo a qual ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote exigido naquela época para que o casamento se concretizasse. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo teriam surgido, milagrosamente, moedas de ouro, e a moça realizou o seu sonho.
No dia a ele consagarado, muitas moças fazem promessa a Santo Antônio para arrumar um noivo. Se o santo demora para atender, muitas submetem sua imagem a vários suplícios, na esperança de uma resposta mais rápida e efetiva.



São João

Comemorado a 24 de junho, São João Batista, segundo a Bíblia, era filho de Zacarias e Isabel e primo de Jesus Cristo, tendo ido viver no deserto desde a juventude, onde praticava a oração e o jejum. Depois, foi pregar nas margens do Rio Jordão, onde batizou Jesus, identificando-o como o "Cordeiro de Deus". Foi decapitado por Herodes a pedido de sua mulher Salomé, incomodada com sua pregações moralizantes.

No Brasil, a personalidade de João Batista foi totalmente adaptada: tornou-se um rapaz bonito, sadio e alegre, bem compatível com o clima das festas juninas.


São Pedro

Comemorado em 29 de junho, São Pedro é conhecido como o "porteiro do céu", cuja chave ele leva nas mãos. Foi discípulo de Jesus, sendo considerado pelos católicos como o primeiro papa, pois Jesus teria confiado a ele a missão de governar a Igreja após sua morte.

São Pedro também é popularmente considerado protetor das viúvas. Por essa razão, até hoje pode-se ver fogueiras ou velas acesas dedicadas a esse santo, na noite de 29 de junho, em frente às casas dessas senhoras, em alguns lugares do país.


Família "Antonio Carlos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário