segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PROJETO: LEITURA, PORTAL PARA O CONHECIMENTO.

O domínio da leitura e da escrita, representa uma poderosa ferramenta para que as crianças, adolescentes e jovens alcancem com mais condições, em direção ao conhecimento nas diversas áreas do saber mais sistematizado, o qual assume preponderante na formação cidadã e no seu desenvolvimento sócio-cultural, sendo essa, uma das nossas maiores metas, inserir os nossos alunos num mundo contemporâneo em que sejam críticos e reflexivos nas suas práticas sociais.

Para desenvolver essas competências se faz necessário o contato com a diversidade textual, as quais desenvolvem no aluno, a capacidade de utilizar diferentes lugares como meio para expressar e comunicar suas idéias.

Neste contexto, nós que fazemos a Escola Estadual Antonio Carlos elaboramos um Projeto para ser desenvolvido com alunos que participam do Programa Mediadores de Leitura, que tem como tema: "Leitura, portal para o conhecimento", o Projeto é composto de vários procedimentos metodológicos como: Exposição teórica sobre a diversidade dos gêneros literários, Sarau Literário; Construção de Histórias Ilustradas, Chá das Avós com conto de histórias contada no nosso dia-a-dia; Teatro com Fantoches; Aula passeio à casa dos idosos com leitura literária, Fazer leitura de contos e recontar com final diferentes.

Devemos ter a habilidade de criar e de planejar um espaço dinâmico e multivariado, proporcionando ao aluno observações, debate e pesquisa sobre a diversidade de gêneros textuais e a literatura, e assim o aluno vai criando e aprendendo brincando.


FLASH DOS MOMENTOS DO SARAU LITERÁRIO:

 











Os Alunos da Escola Antonio Carlos, das Escolas Domingos Ventura de Morais e Francisco Reinaldo da Costa (Zona Rural), Professores, Gestores, Funcionarios, Pais e Convidados, ficaram atentos e encantados com às apresentações literárias.

 








Convidado especial, no nosso "Sarau Literário", o Grupo Cultural "Balai de Artes" da cidade de Janduís-RN. Contou  belas e criativas histórias que encantou a todos os presentes.


A Professora Ana Lúcia recitou uma sublime poesia "As Meninas" de Cecília Meireles.










A turma do 1º ano, da Professora Ana Lúcia, apresentou uma bela Poesia"As Borboletas" de Vinicius de Morais.





 Alunos do 5º ano "A" da Professora Ritinha, apresentou  um animado Conto de Cordel.


  O Aluno Rierson Marcos de Morais do 5º ano "A", com a coordenação da Bibliotecária Josean do turno matutino, contou a história ilustrada "A princesa que tudo sabia... menos uma coisa - Rosane Pamplona.








Alunos do 5º ano "B", realizaram uma criativa dramatização "A Lenda dos Diamantes" de Maria  Luísa Arueira.



Os Alunos Shefanny e Heryson do 7º ano "B", realizaram a dramatização de uma fábula "A cigarra e a formiga".

Parabéns a todos que contribuíram para o Sucesso deste importante trabalho!!!

Família "Antonio Carlos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário