quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Prêmio de Referência Escolar incentiva melhorias na educação

Em busca de uma educação melhor, mais de duas mil escolas públicas do ensino básico se inscreveram no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. A vencedora foi anunciada na tarde desta segunda-feira , no Recife.
Teatro, programa de rádio, jogos eletrônicos, contação de histórias. Materiais didáticos capazes de prender a atenção dos alunos. São “Escolas Nota 10”: oferecem um ensino de excelência com práticas inovadoras. Além disso, compartilham o conhecimento com a comunidade em lições de cidadania, como, por exemplo, preservação do meio ambiente e valorização da cultura popular.
"Elas são exemplos pelos seus educadores, que trabalham com metas de qualidade, que trabalham com a participação das famílias e que entendem que a educação de qualidade na escola pública é um direito de todos. Portanto, temos que buscar todas as condições necessárias a essa aprendizagem de qualidade”, disse Vilma Guimarães, gerente de Educação da Fundação Roberto Marinho.
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é um reconhecimento às 24 escolas públicas de todo o país que mais se destacaram. Foram 2.375 escolas de todo o país que se inscreveram neste prêmio, que é considerado um dos principais instrumentos de incentivo para melhorar a qualidade do ensino público. E entre as melhores, apenas uma, será escolhida a Escola Referência Brasil.
O júri, formado por 100 educadores, decidiu entre as seis finalistas dos seguintes estados: Amazonas, Ceará, Goiás, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal Futura. Estudantes e professores puderam acompanhar a votação e torcer. O anúncio foi muito festejado no Recife e na escola vencedora.
“Sem dúvida é uma instituição que acredita na educação pública. Eu não tenho palavras para dizer o quanto esse resultado significa para a escola”, afirmou Adriana da Costa Pereira, diretora da escola vencedora.
O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, da Unesco e da Fundação Roberto Marinho.
Jornal Nacional 07/11/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário