quarta-feira, 27 de julho de 2011

TEORIZANDO E VIVENCIANDO O GÊNERO TEXTUAL “RECEITA” NA SALA DE AULA



O tema receita é maravilhoso de se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando se fala de receitas culinárias. Pensando nisso a professora Sônia resolveu desenvolver um projeto com receitas na sala de aula com seus alunos do terceiro ano da Escola Antonio Carlos. Nesta fase os alunos estão desenvolvendo a leitura e a escrita, trabalhar com texto é fundamental, pois quanto mais o aluno lê e exercita a escrita melhor ele memoriza e desenvolve seu senso critico.
 No entanto o projeto justifica-se em buscar alternativas inovadoras e motivadoras que realmente o aluno sinta-se bem em estudar e aprender levando todo o seu aprendizado e conhecimento no ato de entender e seguir instruções fazendo na pratica. A prática no cotidiano escolar é de suma importância porque “Quem vê esquece quem pratica relembra”. Na verdade quando o aluno desenvolve a capacidade de interpretar uma receita e executar essa receita na pratica, ele automaticamente entenderá que se não souber seguir as instruções, sua receita automaticamente dará errada ou vai ser alterada. E isso é importante nesta fase de alfabetação. Alguns conceitos e dicas têm que ficar claro para alunos e professores porque cozinhar não é apenas gostoso e lúdico mas é também educativo.
E os alunos aprendem muito quando eles mesmos misturam os ingredientes, desenvolvendo conceitos em muitas áreas de conhecimento tanto na área da linguagem, como nas das ciências exata e humana. Em Matemática foi trabalhado medidas  de capacidade, em Ciências foram exploradas as misturas homogêneas e heterogêneas e em Língua Portuguesa os alunos mostraram os conhecimentos adquiridos através da elaboração de uma receita de bolo. Essa atividade favoreceu o relacionamento entre o grupo, criando oportunidades para conversarem, trocarem experiências e conhecerem mais sobre si mesmas e seus colegas.
Sendo assim, o projeto visou trabalhar a interdisciplinaridade com o tema receita culinária e depois de trabalhado na teoria, colocar na pratica o que foi aprendido fazendo as receitas , foi um dos objetivos da professora Sônia. 

confira alguns momentos dessa maravilhosa aula.



Os ingredientes do bolo

 


A professora Sônia explicando o modo de fazer


Os alunos empolgadíssimos na realização da tarefa




Parabéns professora Sônia e crianças pelo brilhante trabalho e  que vocês sejam capazes de auxiliar a mamãe a fazer um bolo.

                                               FAMÍLIA ANTONIO CARLOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário