quarta-feira, 20 de abril de 2011

AÇÃO EDUCATIVA PARA O COMBATE A DENGUE - 09/04 e 12/04/2011.

       Nos dias 09 e 12 de abril a Escola Estadual Antonio Carlos, realizou na Casa da Cultura Manoel do Violão no e Pátio da Escola, mais uma ação educativa para a campanha de combate à Dengue. Essa ação faz parte do Projeto "Todos Contra a Dengue" que foi empreendido  pela Secretária Municipal de Saúde,  com o objetivo de realizar um trabalho de conscientização nas escolas e consequentemente a toda população do Município.
      A ação foi através de uma dramatização que envolveu uma situação de descaso e desconhecimento de uma família no que diz respeito às medidas de higienização e prevenção contra o Mosquito da Dengue em uma residência.
      Após essa dramatização foi realizada uma mesa de debate onde os alunos foram os  próprios personagens dessa mesa redonda. Eles representaram um Médico, um Agente de Endemias, uma Ex-paciente acometida pela dengue e a Secretária de Saúde do Município.
      Os Pais da Escola foram convidados, por meio de um convite, participaram  e interagiram desse momento de informação, conscientização e cidadania.
       
APRESENTAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO:






Alunos, Funcionários e Pais prestigiaram a dramatização e participaram do debate sobre a Dengue na Casa da Cultura Manoel do Violão.


Cenário da peça teatral no refeitório da Escola.




Alunos, Funcionários e Pais de Alunos participaram e interagiram do debate.


A narradora da peça, desejando um bom dia a todos presentes. Em especial gostaríamos de agradecer aos pais da família "Antonio Carlos" por estarem prestigiando e entrando nessa luta contra o mosquito da DENGUE. Que este momento seja de reflexão e de adesão a esta campanha. Em nome da nossa Escola, muito obrigada!!!

OS PERSONAGENS ENTRAM EM CENA.

NARRADORA (Joyce Oliveira): mesmo com todos os avanços e campanhas de divulgação, em pleno século XXI ainda existe famílias excluídas de todas as tecnologias de comunicação e outras que simplesmente tratam os problemas com descaso.

ENTRA EM CENA A DONA DE CASA FALANDO ( Aluna Joyce Cristhiny)


DONA DE CASA: minha irmã, onde  está a Sthefanny Iorrana?
       
IRMÃ DA DONA DE CASA: Mulher... ela ta brincando em algum lugar... talvez com aqueles brinquedinhos que você deixa jogado lá no quintal.


DONA DE CASA: Nã!!! Você não presta nem pra olhar a menina??...STHEFANNY IORRANAAA!!!  STHEFANNY IORRANAA!!!

 ENTRA EM CENA A MENINA: (ISADORA)


MENINA: Eu tava brincando lá atrás... Mainha... eu hoje, quando tava na casa da vizinha, vi na televisão um negócio sobre um tal de dengue. 

 DONA DE CASA: Menina eu já não falei que não quero você metida na casa dos outros??? E que história é essa de dengue???


 IRMÃ DA DONA DE CASA: Esses meninos... Acreditam em tudo o que aperece na televisão.


 DONA DE CASA: Mulher!!! Você é muito recalcada... é por isso que não arranja marido.


 MENINA: Rindo, (agarrada a um pneu como brinquedinho) titia ta encalhada!!! titia ta encalhada!!!


TITIA DA MENINA: Pelo menos não tive um marito tão sem qualidade como o seu pai!!!


DONA DE CASA: Êpa Francisca... vê como fala do falecido. Ele morreu atropelado por um caminhão de lixo... coitado!!! não pode nem se defender.


TITIA DA MENINA: Mas ele ia morrer de qualquer jeito... vivia com dor de cabeça, reclamando sempre de dores no corpo, nos olhos, o corpo todo coçando e manchado... tava perto de morrer mesmo... por favor... me chame de Cristiane.


MENINA: Eita diacho... a titia tem até nome de guera!!!


TITIA DA MENINA: Essa menina ta muito sabidinha pro meu gosto. Ela deve ta aprendendo essas coisas na casa da vizinha. Ela tem um jeito... que sei não...


OBS: a casa fica num silêncio e a criança volta a brincar com seus brinqedos velhos, a mãe aguando as plantas e a tia matando mosquito que estão espalhados pela casa. Nesse momento chega a vizinha (Tâmoa).



VIZINHA: Boa tarde... (vai entrando desviando da bagunça da casa). Nossa... é por isso que minha irmã ta com suspeita de dengue... a gente não deixa água parada, evita a sujeira... mas vocês... não estão nem ai!!!

OBS: a titia fala baixinho no ouvido da irmã:


VIZINHA: o que disse?

TITIA: Nada não...


A MENINA: Ela disse que você não tem o que fazer, que sua irmã é uma bruxa e isso que ela tem é a ruindade saindo dela, Dona Joana!!!


 VIZINHA: Vocês não acreditam em mim não é?? Pois vai ter um debate aqui pertinho, na casa da cultura que a Escola Estadual Antonio Carlos ta promovendo, parece que um tal de concurso que a Secretaria de Saúde do município esta promovendo... Tem a presença de Médico, Agente de Saúde e até a Secretária de Saúde do Município. Por que vocês não vêem comigo e comprovam tudo o que tô dizendo?


 DONA DE CASA: ( Com sarcasmo) Francisca...ôpa!! Cristiane, você deveria ir... quem sabe o médico te da uma chance??!!
 MENINA: (rindo) Só se ela nascer de  novo!!
 OBS: NESSE MOMENTO TODOS SAEM PARA IR AO DEBATE.


  NARRADORA: Agora toda essa família vai participar do debate e todos os senhores pais, funcionários e alunos estão convidados a participarem também!!!


    OBS: NESSE MOMENTO A MESA DE DEBATE SE ORGANIZA PARA DAR INÍCIO À MESA REDONDA...


Mesa redonda formada por Alunos caracterizados de Médico, Agente de Saúde, Secretárias de Saúde e Paciente que já foi infectado pela Dengue.
O Médico ( Pedro Henrique) expôs para os presentes o que é dengue, o que causa, os sintomas e os perigos da doença.


O Agente de Saúde (Abidnego) relatou o que os agentes encontram ao fazer as vistorias nas residências, das dificuldades e de como realiza o seu trabalho


A Secretária de Saúde  (Juliana) fez a explanação dos dados e estatísticas sobre esta doença no município de Caraúbas, bem como os trabalhos que estão sendo realizados para o combate a dengue.


A Paciente (Naiara) como ex-doente falou sobre como adquiriu a doença, todos os sintomas que sentiu, a inconveniência de ficar afastada do estudo e do trabalho e sobre o perigo que correu.


A narradora ( Joyce Oliveira) fez o convite para que os pais, alunos e presentes na assembleia, fizessem suas perguntas ou comentários sobre a Campanha de Combate a Dengue.




Os Pais, Funcionários e Alunos tiraram suas dúvidas, fizeram perguntas e comentarios sobre a Dengue.

Enquanto a mesa se desfazia, a família voltou à cena.   

 NARRADORA: agora que estão todos se volta, o que será que vai acontecer??


MENINA: titia nem arranjou o médico... Ele nem deu bola pra ela!!!

DONA DE CASA: mas acho que aprendemos uma lição!

TITIA: é mesmo, a gente achando que isso não vai nos afetar... Mas todo mundo corre perigo de adquirir essa tal de dengue.



MENINA: não adianta só ficar falando... Temos que agir. Vamos arrumar essa bagunça!!!

OBS: enquanto a família arruma, a narradora faz o encerramento.
NARRADORA: Não seria ótimo se cada pessoa fizesse a mesma coisa que essa família decidiu fazer? Não confie naquela história de que "isso nunca vai acontecer comigo!!" FAÇA A SUA PARTE NESSA LUTA!!!

APLAUSOS!!!

NARRADORA: Este foi um trabalho realizado pela Escola Estadual "Antonio Carlos"elaborado pelos Alunos do 6° ao 9º anos, coordenados pelos Professorese e coordenadores do turno vespertino.

Parabéns Professores e Atores Mirins!!! vocês demonstraram que pesquisaram, estudaram e aprenderam muito bem o assunto.







Gestoras, Professores e Alunos felizes da vida com o sucesso da peça.

Família "Antonio Carlos".



Nenhum comentário:

Postar um comentário