domingo, 10 de abril de 2011

COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE - 09/04/2011.

Sabemos que a dengue está relacionada ao saneamento doméstico, e que é possível evitar o nascimento de novos focos do mosquito Aedes Aegypti e consequentemente o avanço da doença. Basta que eliminem os criadouros onde as fêmeas do mosquito colocam seus ovos para a reprodução.
Portanto a melhor arma contra a Dengue é a mobilização de toda a sociedade para barrar a reprodução do vetor.
Com base neste princípio, é que a Escola Estadual "Antonio Carlos", neste último sábado 09/04, realizou mais uma mobilização, desta vez, colocando a teoria aprendida em sala de aula em prática. Agentes Mirins formados por Alunos, todos equipados com luvas e máscaras, Professores, entre eles uma caracterizada de mosquito da dengue para apresentação de peça teatral, Supervisoras, Gestoras, ASGs, todos vestidos de camisetas do PSE (Programa de Saúde na Escola) e Pais de Alunos, montaram estratégias e caminharam até o bairro São Severino com:  sacolões, carro coletor de lixo, faixas, cartazes, carro de som com divulgação incentivando ao combate do mosquito transmissor da dengue.
Visitamos as nossas Famílias, checamos se havia água parada, encontramos e recolhemos muitos focos do mosquito como: pneus, garrafas destampadas, pratinhos de plantas, bacias e muitos outros recipientes, além de encontrar tanques, tambores e caixas d`água descobertas. Na ocasião, além de recolhermos todos os objetos (lixos) tivemos a oportunidade de conscientizar e explicar aos moradores os riscos que eles estão correndo em contrair a doença e como eliminar os criadouros e evitar um novo foco.
Os objetos recolhidos pelos Agentes Mirins e Funcionários, foram todos doados para ACRESEA (Associação Caraubense de Reciclagem Serviço e Educação Ambiental), que é uma instituição de utilidade pública municipal que vem desenvolvendo um grande trabalho em Caraúbas R/N. Como podemos observar, o lixo além de contribuir para a proliferação do mosquito e das doenças, contribui para o desequilíbrio ambiental.

VEJAM MOMENTOS IMPORTANTES DA NOSSA AÇÃO:















A Professora Ana Lúcia do 1º ano, caracterizada de mosquito da dengue, fazendo encenações para se defender dos Agentes Mirins.




Queridos e Inteligentes Alunos, vocês realmente fazem a diferença!!!













Faixa e cartazes para incentivar e conscientizar a população na prevenção e no combate ao mosquito transmissor da Dengue. 
















Funcionários, Professores e Gestoras vestiram a camisa e entraram em ação no combate ao mosquito transmissor da dengue.






A professora Sandileuza fez a locução com mensagens de prevenção incentivando a comunidade no combate aos criadouros do mosquito da Dengue.





Agentes Mirins com o carro coletor para recolher todo os possíveis criadouros dos mosquitos encontrados nas residências.



Muito Bem!!! Agentes Mirins, vocês tem mais força do que este mosquitinho.





Aqui, a luta do Mosquito da Dengue contra os Agentes Mirins, porque eles estavam eliminando seus criadouros. 















Algumas das residências que receberam a visita dos Alunos para fazerem a vistoria e coletar o lixo.
Obrigada Familiares, vocês foram muito atenciosos para conosco. 




Funcionárias, Supervisora e Gestora de mãos dadas, apoiando e colaborando com a ação.








Os obejetos recolhidos já estão na "ACRESEA" para serem reutilizados.



Alunas da EJA, dedicadas e conscientes, na colaboração do combate ao mosquito da dengue.
Parabéns meninas!!! vocês são maravilhosas!!!.



Alunas da EJA, Gestora da Escola e um dos organizadores da "ACRESEA" o Senhor Rivaldo.
Parabéns!!! pelo belíssimo trabalho.






Aqui, são alguns dos objetos confeccionados e vendidos pela equipe que trabalha com a reciclagem do lixo em nosso município.
Os outros meteriais são selecionados, limpos e vendidos para outras instituições, para serem reaproveitados e consequentimente transformados em matéria prima.


As Gestoras Luzinete e Conceição, agradecem a toda Comunidade Escolar, Famíliares e colaboradores pelo empenho, \dedicação e pelo sucesso desta Importante Ação.


ESCLARECIMENTO  DE CONSCIENTIZAÇÃO A COMUNIDADE ESCOLAR E A SOCIEDADE:

O lixo é conhecido como algo que temos que descartar, porque já foi usado, e não tem mais utilidade para nós, ao contrario do que muitos pensam tem reutilizaçao SIM, cerca de 80% do lixo é reciclável. Já imaginou se cada um fizesse a sua parte! com certeza os aterros estariam menos lotados, não existeria mosquito da dengue e consequentemente o Planeta não estaria sofrendo com tantas doenças, inundações, e outros fatores que o lixo desencadeia. 


Família "Antonio Carlos".



Nenhum comentário:

Postar um comentário