domingo, 24 de abril de 2011

SIGNIFICADO DA PÁSCOA - 24/04/2011.

        A Páscoa é uma das principais festas religiosas comemoradas no Brasil e no mundo. Para os povos cristãos, representa a ressurreição de Cristo. Porém, muito antes disso, já era comemorada por povos primitivos do hemisfério norte, que festejavam, nessa época, a chegada da primavera. Eles davam de presente uns aos outros ovos de galinha pintados de cores vivas.
      Desde o mundo antigo, a Páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
      Depois do Carnaval se dar inicio aos 40 dias da Quaresma, momento de jejum e arrependimento tradicionalmente observado pelos católicos e algumas denominações protestantes, em preparação para a Páscoa. A duração do jejum da Quaresma foi estabelecida no século IV. Durante este período, os participantes comem muito pouco, ou simplesmente deixam de comer algum tipo de comida ou deixam de praticar alguma ação habitual. A quarta-feira de cinzas e a quaresma iniciaram como uma forma de os católicos lembrarem-se do arrependimento de seus pecados, de forma parecida com as pessoas no Velho Testamento, que se arrependeram em panos de saco, cinzas e jejum (Ester 4:1-3; Jeremias 6:26; Daniel 9:3; Mateus 11:21).


      Entre o Domingo de Ramos e o Domingo da Ressurreição, o Cristianismo celebra a semana mais importante do ano: a SEMANA SANTA.  
      A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
      A Semana Santa se inicia na quarta-feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no DOMINGO DE PÁSCOA.
                                                                  
       Decorar ovos é uma tradição milenar chinesa; povos da Europa Ocidental, também cultivam esse costume há muitos e muitos anos. Os ovos - símbolo de vida e renovação, pois contêm dentro de si a possibilidade de um novo ser, eram feitos de madeira, de cera e de outros materiais. Reis e faraós trocavam entre si ovos de ouro e pedras preciosas.
      A Páscoa não tem data fixa. No hemisfério sul é celebrada no primeiro domingo após a lua cheia de outono. Pode cair entre 22 de março e 25 de abril. Hoje em dia, é uma festa muito popular. Adultos, crianças, parentes e amigos trocam entre si principalmente ovos e coelhos de chocolate, como expressão de afeto mútuo.

            
      O coelho simboliza a fertilidade, pois começa a procriar cedo, reproduz-se rápido e tem grandes ninhadas. No Brasil, o coelho foi introduzido como símbolo da Páscoa pelos imigrantes alemães, e o costume logo se espalhou pelo país.
                                                                            

      Vale lembrar, que a Páscoa não é apenas o dia em que presenteamos e recebemos ovos e coelhos de chocolate. O sentido da Páscoa é relembrar os últimos dias de Jesus na terra, é celebrar a vitória do Filho de Deus sobre a morte, é louvar a ressurreição, uma nova vida, a vida eterna.

Família "Antonio Carlos", Amigos e visitantes do blog.
É tempo de lutar por um mundo melhor,
é tempo de vivenciar a solidariedade,



Gestão da Escola Centenária "Antonio Carlos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário